segunda-feira, 2 de junho de 2008

Aulas de Dança: Circo Voador oferece oficina de danças populares


Júlia Pedro



A Oficina de Danças Populares Brasileiras, que acontece no Circo Voador desde 2004, ajuda a divulgar a nossa cultura de norte a sul, mistura, ritmos e ginga aos adeptos cariocas. Em 2005, Laís Bernardes e Cris Brasil, professoras da oficina, criaram com alguns alunos o Grupo Zanzar – Danças Populares Brasileiras, que procura aprofundar a pesquisa na dança, música e cena popular brasileira e contemporânea. A oficina de dança embalada pelas criadoras do projeto tem como ponto de partida a vivência de ritmos, danças e folguedos criados pelas principais fontes étnicas formadoras da cultura popular brasileira.


“Através de um trabalho que tem como objetivo a conscientização corporal, a dinâmica e a expressividade da dança - sem se esquecer da improvisação -, é que se chega ao entendimento e à descoberta das possibilidades do corpo em ação. E essa percepção é ativada a partir de uma pesquisa direcionada que sensibiliza os apoios, soltura das articulações, noção de peso, base e força muscular. É em cima disso que trabalhamos”. – explica Laís.

São muitas as manifestações rítmicas, como Cirandas, Jongo e o tradicional Forró e Xaxado. E o sucesso da oficina tem sido tão grande que o Grupo vem se apresentando em vários eventos ligados à música e a dança, no Circo Voador e em outros palcos da cidade.

”Para a realização do trabalho musical tomamos por base o método ”o passo" de conscientização rítmica, criado pelo músico e educador Lucas Civatta. Somado ao método os jogos e os brinquedos cantados pertencentes ao universo do imaginário brasileiro, temos condições de oferecer uma oficina completa”. – se orgulha Laís.

A oficina de danças e folguedos populares é realizada uma vez por semana, com duração de 2 horas, todas as segundas feiras entre 18h30 e 20h30. É cobrado R$ 85,00 mensais.



Nenhum comentário: