quinta-feira, 19 de junho de 2008

CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DA ARTE

Karinna Duque Estrada

A Fundação Escola de serviço público – FESP realiza pela primeira vez um concurso público na área da arte. Contando com os cargos comuns já existentes, são 249 vagas oferecidas pela FAN – Fundação de Arte de Niterói, sendo 44 vagas para profissionais de nível superior, 153 para os de nível médio e 52 para trabalhadores de nível fundamental. Incluindo os 5% das vagas oferecidas que ficam reservadas para portadores de necessidades especiais.

Com o nome de FAN o órgão tem 10 anos, mas o organismo público de cultura na cidade completou 40 anos em 2007. A novidade foi uma forma de juntar as profissões clássicas às novas como maitre de ballet, fotógrafo, webdesigner e ensaiador de dança, produtor cultural, dentre outros.

De acordo com a presidente da FAN, Danielle Nigromonte, para a fundação, o novo governo e a cidade, o concurso é uma vitória. “Como gestores públicoss, colocamos isso como questão de honra. Ousar fazer um concurso para atrair novas pessoas e oxigenar para atingir o que é correto na administração pública, é uma decisão difícil.”

Para bailarinos, essa novidade é uma oportunidade única. Camille Silva, bailarina profissional e estudante de moda dá aula de ballet nas horas vagas e afirma que esse concurso ampliou a expectativa de trabalho. “Infelizmente o retorno pra quem dá aula de dança é mínimo, acaba sendo mais por amor do que por dinheiro. Agora com esse concurso a oportunidade, além de ser maior tem um retorno muito melhor”.


A FESP realiza este concurso em duas etapas: prova objetiva e prova prática para o cargo de músico ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Nenhum comentário: