segunda-feira, 9 de junho de 2008

FEMINA – um festival com o foco na igualdade de gêneros

Arina Paiva

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro será palco do FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino, que surgiu de uma idéia dos diretores Paula Alves e Eduardo Cerveira, com o objetivo de divulgar e promover o trabalho de mulheres na direção de filmes. Segundo a diretora Paula Alves, “o Festival reúne filmes com a temática feminina, focando a igualdade de gêneros e para a exposição deste ano foram escolhidos trabalho de três países, Portugal, Colômbia e Irã”.

Na 5° edição do FEMINA são apresentados 125 filmes, além de debates, fóruns, mostras competitivas e uma homenagem a diretora Carla Camuratti e Rose Marie Muraro. Esse ano serão realizados fóruns de debates com questões envolvendo as profissionais do sexo frente às políticas públicas instituídas atualmente no Brasil.

E para conversar sobre o tema estarão personalidades como Raquel Pacheco, mais conhecida como ‘Bruninha Surfistinha’, ex-garota de programa que lançou o livro “O Doce Veneno do Escorpião” contando suas histórias dentro desse trabalho; Maíra Fernandes, advogada criminalista, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e pós-graduação em Direitos Humanos e Relações de Trabalho pela UFRJ; e Gabriela Leite, diretora da Ong Davida - Daspu.

De acordo com Paula Alves, “o público do FEMINA é bastante variado, com estudantes, senhores, senhoras e até mesmo crianças. Ongs como a ‘Amigos na cultura’ de Volta Redonda e Barra Mansa, contribuem com a divulgação desse trabalho e com essa variedade no público”. Também são apresentadas, sempre com a temática feminina, sessões infantis, com uma linguagem apropriada para o público mirim através de animações e ficções.

Além do Festival, Paula Alves e Eduardo Cerveira criaram o Instituto de Cultura e Cidadania Femina. “Fundado ano passado, a idéia é além de promover o FEMINA, promover as igualdades”, revela a diretora Paula Alves. E dentro deste projeto são feitas mostras especiais do FEMINA, como o FEMINA – Cultura e cinema pelo bem-estar, que foi apresentado para comemorar um ano da Lei Maria da Penha e o Dia Internacional do Combate à Violência Contra as Mulheres. Além de oferecer oficinas para jovens produzirem vídeos com a temática de igualdade de gênero, como sempre, o tema principal. Voltar

Serviço:
Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro.
Entrada franca.

Veja Mais:

Nenhum comentário: