A Caixa Cultural do Rio de Janeiro será palco do FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino,
que surgiu de uma idéia dos diretores Paula Alves e Eduardo Cerveira, com o objetivo de divulgar e promover o trabalho de mulheres na direção de filmes. Segundo a diretora Paula Alves, “o Festival reúne filmes com a temática feminina, focando a igualdade de gêneros e para a exposição deste ano foram escolhidos trabalho de três países, Portugal, Colômbia e Irã”.

Na 5° edição do FEMINA são apresentados 125 filmes, além de debates, fóruns, mostras competitivas e uma homenagem a diretora Carla Camuratti e Rose Marie Muraro. Esse ano serão realizados fóruns de debates com questões envolvendo as profissionais do sexo frente às políticas públicas instituídas atualmente no Brasil.

De acordo com Paula Alves, “o público do FEMINA é bastante variado, com estudantes, senhores, senhoras e até mesmo crianças. Ongs como a ‘Amigos na cultura’ de Volta Redonda e Barra Mansa, contribuem com a divulgação desse trabalho e com essa variedade no público”. Também são apresentadas, sempre com a temática feminina, sessões infantis, com uma linguagem apropriada para o público mirim através de animações e ficções.
Além do Festival, Paula Alves e Eduardo Cerveira criaram o Instituto de Cultura e Cidadania Femina. “Fundado ano passado, a idéia é além de promover o FEMINA, promover as igualdades”, revela a diretora Paula Alves. E dentro deste projeto são feitas mostras especiais do FEMINA, como o FEMINA – Cultura e cinema pelo bem-estar, que foi apresentado para comemorar um ano da Lei Maria da Penha e o Dia Internacional do Combate à Violência Contra as Mulheres. Além de oferecer oficinas para jovens produzirem vídeos com a temática de igualdade de gênero, como sempre, o tema principal. Voltar
Serviço:
Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro.
Entrada franca.
Veja Mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário