segunda-feira, 16 de junho de 2008

A arte da reciclagem

Karinna Duque Estrada

A busca por soluções para se evitar os danos causados pelo descarte das embalagens e de outros materiais no ambiente é antiga. Uma das coisas que ajuda a diminuir esses danos é a reciclagem. Garrafas pet que saem caro à paisagem, por exemplo, são as mesmas que viram dinheiro para aqueles que reciclam.

É o caso do jardineiro de garrafas Manoel PET, artista de rua que mostra seu trabalho no bairro de Botafogo. Há mais de dois anos, Manoel se inspira na natureza para criar suas obras decorativas feitas a partir de garrafas pet usadas. De acordo com o jardineiro, sua arte é uma maneira de colaborar com a preservação do meio ambiente. “Eu vi tantas garrafas jogadas no lixo e pensei porque não inventar alguma coisa pra contribuir com a natureza.”



Foi assim que o Técnico de Laboratório encontrou uma forma de ajudar a diminuir a poluição nas horas vagas. Dentre as plantas estão margaridas, girassóis, orquídeas, comigo-ninguém-pode e até árvore de natal. Todas passam por um processo de corte, pintura, secagem e montagem, resultando em quase 30 minutos até ficar pronto.

Manoel também estuda matemática e se propõe a dar continuidade no trabalho ensinando outras pessoas a reciclarem as garrafas pet transformando-as em belas obras de arte. Ele produz seu artesanato com a intenção de mostrar que qualquer um pode ajudar a melhorar o planeta. “O mais legal é saber que as pessoas lembram de mim trazendo sempre as garrafas usadas de casa”.

Um comentário:

troca tudo disse...

Adorei o video ,se for possível gostaria de saber a seguinte informação q tinta e utilizada em pet? adoro artesanato principalmente os q reciclamos.